O intuito do instituto não é fiscalizar, mas fazer um mapa e um estudo sobre a disponibilidade dos sinais ao longo das cidades, para tal conta com um laboratório móvel que possui três analisadores de espectro de sinal, um mastro telescópico de 13 metros, equipamento de TV de alta definição, aparelho de drive test, gerador e ar condicionado. O órgão espera que os resultados possam ajudar no planejamento de melhorias na cobertura dos serviços.
Com um investimento de 500 mil reais, o projeto é uma parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) que além da van resultou no Laboratório Móvel de Telecomunicações e TV Digital que funciona no campus de Xerém (Duque de Caxias - RJ) do Inmetro.O início dos testes se dará na primeira semana de outubro onde a van segue em direção a São Paulo para avaliar a qualidade do sinal do rádio digital que está em testes por lá para a escolha do padrão a ser implantado no Brasil.. Posteriormente irá para Brasília e Belo Horizonte (Minas Gerais). Conta, inicialmente, com 8 pesquisador que se revesarão nas medições.
Mau posso esperar que passe aqui no Rio de Janeiro para a qualidade da banda larga 3G, vai ser uma vergonha só. Pena que a van ficará fazendo testes por uns 3 meses só em São Paulo.
Informações por Info, WNews e PC World.
0 comentários:
Postar um comentário
Não esqueça de se identificar no comentário.