Notaram os lançamentos compatíveis com a interatividade recentemente? Pois bem, no dia 15 de abril a ABNT liberou as normas da interativade.
Estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas, as normas ABNT NBR 15606-1:2007/Emenda e ABNT NBR 15606-4, que completam as especificações do Ginga, o middleware interativo criado no Brasil pela PUC Rio e UFPB para uso nos conversores e televisores usados pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).
Essa atitude serve como pré-requisito para que as partes faltantes do Ginga sejam reconhecidas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e passe a ser adotada como modelo para o padrão internacional – assim que estiver compatível com os outros padrões mundiais: ATSC (EUA), DVB (Europa) e o ISDB (Japão).
Até o momento já temos 2 televisores LG, o celular Scarlet II da mesma fabricante e o conversor Proview XPS-1000i compatíveis com a interatividade.
Lembrando que ainda nenhum deles passaram por testes oficiais que os certifiquem uma vez que o Fórum SBTVD, responsável pela discussão da Tv Digital no país, ainda trabalha em uma bateria de testes para certificar os produtos interativos.
“Teremos um período de mais ou menos um ano até que todas as ferramentas para interatividade estejam totalmente funcionais. É uma fase de certificação muito importante para a expansão do mercado”, afirma Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.
Leia esta matéria interessante TV Digital interativa: pronta para usar? escrita por Cristina de Luca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário
Não esqueça de se identificar no comentário.