Enfim, depois de tanto tempo, o Ministério das Comunicações descobriu que a RedeTV está fazendo multiprogramação, mas só depois de uma denuncia.
A RedeTV, desde o início de suas operações de tv digital, pelo menos aqui no Rio e pelo visto em outros estados também, veicula uma programação diferente no sinal digital. Programas que alugam horários da emissora, como os de televendas e religiosos, não são retransmitidos no canal digital sendo reprisados o programas produzidos pela própria emissora no lugar deles caracterizando a multiprogramação.
O problema de a emissora fazer multiprogramação é que é proibido esta prática por tvs que não sejam públicas do governo federal. As emissoras precisam de autorização inclusive as educativas como ocorreu com a TV Cultura, de São Paulo, que foi obrigada a tirar a multiprogramação do ar e entrar com pedido formal de autorização e só conseguiu uma em caráter experimental e científico, traduzindo, não pode gerar receitas.
A pendência veio a tona nesta quinta-feira com uma matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo. No último dia 11, o MiniCom fez um pedido explicações sobre o assunto, com isso a emissora tem até segunda-feira, 18, para apresentar sua defesa junto ao órgão.
A punição para RedeTV pode ser desde a cassação da sua concessão até uma advertência, mas o mais provável é que seja aplicada uma multa e seja solicitado a suspensão dessa programação diferenciada.
O nome do denunciante está sendo mantido em sigilo. A redação do sítio IDGNow! tentou um contato com a empresa, mas a mesma afirmou não comentar o assunto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

3 comentários:
Eles deviam e liberar a multiprogramação.. Já que a mesma e uma das caracteristicas da TV Digital.
É um caso complicado, se o governo liberar "pra geral" a tv pode passar a ser um lixo só, imagina, cada subcanal com programas de vendas, religiosos, e outros mais que podem surgir de má qualidade. Sem a multiprogramação tem emissora que tem mais horário alugado do que programação própria, entende?
Aqui em Teresina a TV local afiliada a Band transmite, eu acho, uns 80% de programação local. O que passa da Band é só o Jornal da Band, Isa TKM e aquele programa religioso Show da Fé, e os filmes que ela passa 1h ou 1h e meia depois, mesmo depois do horario de verão, o resto é só programação local. E de madrugada ela reprisa toda a programação. Não sei se a Band sabe disso, se sabe então ela não valoriza sua propria grade de programação, que ela diz ser "para todo o Brasil"
Postar um comentário
Não esqueça de se identificar no comentário.