A grande novidade da TV Digital, a interatividade, até o momento não chegou oficialmente. Mas 2010 pode ser o ano dela. Já estão disponíveis seus detalhes técnicos, falta agora os fabricantes lançarem produtos compatíveis.
Interatividade, para quem não está familiarizado com o termo é um recurso que permite vermos informações extras na tela da tv disponibilizadas pela emissora. Um exemplo de interatividade simples são os menus dos filmes em DVD, nele escolhemos as cenas, idiomas e informações extras, sejam textos ou imagens ou ainda sons. Mas acesso a conta bancária, email e compras virtuais são promessas de recursos mais avançados.
Ginga é o middleware responsável pela interatividade, é também a única parte do padrão de tv digital aqui adotado genuinamente brasileiro. Foi criado pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) e pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba). É ele quem faz a ponte entre o sistema operacional do conversor com os aplicativos de interatividade, exemplificando o Ginga é como o Internet Explorer, é ele que te dá acesso a internet e "conversa" com o sistema operacional Windows.
Este, por sua vez, é dividido em duas partes: Ginga-J, baseado em Java e Ginga NCL. O primeiro serve para dar funcionalidade a interatividade já o segundo serve para fazer o design. Exemplificando: Enquanto um cria os botões, imagens, texto o outro faz o botão funcionar, faz a imagem mudar de acordo com o horário, por exemplo.
Uma vez escolhido o Java, começaram os trabalhos de detalhamento das funcionalidades então surgiu a ideia de Perfis de Interatividade. Como funciona? Então, teremos 2 perfis, um básico e outro robusto. O mais simples será muito parecido com os DVDs que dão informações extras como imagens e textos. Já o segundo, também mais caro, será capaz de mostrar clipes de audio e vídeo, mini aplicativos como jogos e acesso bancário.
Já há no mercado conversor compatível (Leia mais em Conversor Proview XPS-1000 ganha atualização). Outros fabricantes já disseram que seus conversores atuais também terão este recurso por meio de atualização de firmware , mas o fator que limita o Perfil que será adotado nem é o "processador" do aparelhinho, mas sim a quantidade de memória RAM que ele possui, o Ginga é bem pesado, então é bem provável que a maioria dos conversores atuais terão o perfil básico, este, muito provavelmente, não precisará de uma conexão com a internet para funcionar.
Algumas emissoras já fazem testes de interatividade como a Globo, SBT, Record em São Paulo capital e a TV Alterosa em Minas. Segundo o Fórum SBTVD espera-se que novos produtos venham com interatividade já no primeiro semestre de 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário
Não esqueça de se identificar no comentário.