Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Adicionar aos Favoritos
Sobre Contato



Glossário

31.8.09
     Neste novo mundo de Tv Digital temos diversos termos técnicos novos que muitos não conhecem. Muitos não tem mistérios, outros são mais complicados. Aqui temos uma lista de alguns dos encontrados ao longo das pesquisas sobre o assunto.
480i / 480p / 720p / 1080i
AAC
Acesso remoto a cliente
Coaxial 75 Ohms
EPG
Ethernet
Firmware
Formato de Tela
H264
HDMI
Memória Flash
Memória Ram
OSD
Pan Scan
PCM
ISDB-Tb
Spdif
Vídeo composto
Vídeo Componente
One-Seg / Full-Seg


  480i / 480p / 720p / 1080i
    Mas que raios de números e 'i' e 'p' são esses? Calma, é fácil entender.

    480, 720 e 1080 indica a resolução da imagem na sua TV. Resolução é o tamanho da imagem. Comparando com as fotografias seria 10x15, 15x21 e assim por diante. Na TV Digital só temos esses três tamanhos.

    A letra i vem de interlaced scan e p de progressive scan. No progressive scan, todas as linhas de pixels da tela são atualizadas simultaneamente. Já no modo interlaced scan, primeiro as linhas pares recebem atualização e, em seguida, as linhas ímpares (ou seja, é um esquema do tipo: linha sim, linha não). De modo geral, o modo progressive scan oferece melhor qualidade de imagem.

    Os termos HD significa High Definition ( Alta Definição ) e se refere as resoluções 720p e 1080i, já o termo SD significa Standard Definition ( Definição Padrão ) e equivale a resolução das tvs analógicas 480i.


  AAC
    Advanced Audio Coding (AAC) é um formato de áudio, que recorre a compressão com perda de dados, ou seja, uma música em formato AAC terá menos qualidade que uma música de um CD original, porém nosso ouvidos pouco reconhecem a diferença. Possui desempenho melhor que o MP3. E ter perda de dados não significa que não possui qualidade.


  Acesso remoto a cliente
    Por meio de uma rede de computadores será possível acessar as configurações e informações do seu decodificador.


  Coaxial 75 Ohms
    É a entrada mais usada para se ligar a antena na TV. Veja aqui como é cabo compatível com esta porta


  EPG
    EPG é o Guia de Progamação Eletrônica que permite visualizar informações sobre os programas de tv, horários e toda a grade de programação na tela da TV. (Este recurso depende da transmissão pela emissora)


  Ethernet
    É uma porta (encaixe) para conectar seu decodificador a uma rede de computadores ou a internet. Veja aqui como é cabo compatível com esta porta

  Firmware
    Firmware é o programa que controla o seu decodificador. Ele é responsável pelas funções dos menus, e recursos como SAP e EPG. Comparando a um computador é o sistema operacional, hoje em dia o sistema operacional mais utilizado é o Windows.


  Formato de Tela
    Hoje possuimos 2 formatos de tela de televisão. O 4:3 (Standard ou Tela Cheia) que são essas tela quadradas das televisões comuns e o formato 16:9 (WideScreen ou Panorâmica) é o tamanho de tela de cinema, são iguais as telas das televisões LCD e Plasma, são retangulares.


  H264
    H.264 é um padrão para compressão de vídeo, baseado no MPEG-4 e utilizado no ISDB-Tb. Ele é melhor, pois ocupa menos espaço e tem uma qualidade de imagem melhor que o MPGE-2 (Utilizado no DVD). Ahh, MPEG 2 e 4 são da mesma família do nosso MP3!


  HDMI
    O HDMI é uma tecnologia de conexão que transmite aúdio e vídeo num mesmo cabo. Além disso, toda transmissão do HDMI é feita através de sinais digitais, o que torna a tecnologia apta a transmitir vídeo e áudio de altíssima qualidade. Graças a isso, é possível ter imagens de excelente qualidade e resoluções altas (1080p) por isso é o mais recomendável para tvs de alta definição. Veja aqui como é este cabo

  ISDB-Tb
    É o padrão de TV Digital escolhido pelo Brasil. Siginifica Sistema Internacional de Transmissão Digital Terrestre do Brasil. Com ele você assiste TV de graça em casa ou no celular. Futuramente terá interativade permitindo o usuário acessar informações do programa em exibição. Conheça mais da História da TV Digital no Brasil.

  Memória Interna Flash
    É a memória onde guardamos os programas e arquivos, igual a um pen drive.

  Memória Ram
    Tem a mesma função da memória ram do computador que é pegar os programas e arquivos que estão sendo usados no momento e copiar nela. Isso se faz por quê a memória Ram é mais rápida que a memória Flash fazendo com que o acesso e manipulação da informação desejeda seje mais rápida.


  OSD
    OSD (On Screen Display) nada mais é que o menu do aperelho que aparece na tela. Na televisão podemos mexer na imagem, aúdio, sintonia entre outros recursos.




  One-Seg / Full-Seg
    One-Seg significa que o sinal transmitido é voltado para dispositivos portáteis como celulares, pois possuem menor imagem já que esses aparelhos possuem telas pequenas.
     Full-Seg indica que o canal é para televisores e em alta definição.




  Pan Scan
    Com certeza você já viu um filme em DVD com as benditas tarjas pretas, né? Pois bem, isso acontece por quê o Formato de Tela do filme é diferente da televisão. Com o recurso Pan Scam você passa a ver o filme em tela cheia, porém perde as laterais da imagem. Note isso quando for ver um filme no seu DVD.

    Veja aqui alguns exemplos práticos.

  PCM
    O áudio é codificado sem perda de dados. É comumente utilizado nos telefone. A desvantagem é que num CD você pode armazenar apenas 74 minutos de música em PCM, enquanto a mesma mídia pode gravar mais de 10 horas em arquivos MP3.

  Spdif
    É uma saída de aúdio digital.


  Vídeo Componente
    Vídeo componente é um padrão de vídeo que divide a imagem em três sinais distintos para transmi-la ao aparelho, possibilitando imagens muito mais nítidas e cores mais vivas, ou seja, melhor qualidade de imagem. Para tal, divide o sinal em RY (controla os tons de vermelho), BY (controla os tons de azul) e Y (é responsável pelo brilho e o os tons de cinza além de carregar a maior parte dos detalhes da imagem). São assim divididos, pois o olho humano é capaz de enxergar três cores (vermelho, verde e azul), as demais são combinações destas. O sinal da cor verde é subistituida pelo sinal Y que sabendo quanto de azul e vermelho existe na imagem, o sistema pressupõe que o restante deve ser preenchido com verde.

    Este cabo tem melhor qualidade que o vídeo composto e S-Vídeo e também só transmite sinal de imagem, não transmite sinal de som. Veja aqui como é este cabo.

  Vídeo Composto
    O Vídeo Composto é a forma mais tradicional de se ligar um aparelho de DVD ou vídeo cassete a uma televisão. Seu cabo é possui 3 conectores: Amarelo para vídeo, Vermelho e Branco para o aúdio direito e esquerdo. Este cabo só deve ser usado caso sua televisão não possua entrada video composto ou S-Video, pois a qualidade da imagem é inferior. Veja aqui como é este cabo