Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Adicionar aos Favoritos
Sobre Contato



Comprando uma TV LCD

28.7.10
    Comprar um aparelho do qual não entendemos muita coisa é fácil o chato é se decepcionar quando começa a usá-lo. Pensando nisso, vamos a algumas dicas para você comprar sua TV LCD e não ter sustos depois.

    Ter uma TV LCD na sala passou a ser um sonho de consumo de muitos de nós, brasileiros. Mas o que precisamos saber para fazer uma boa escolha? Já vi várias matérias sobre o assunto, mas nenhuma com detalhes técnicos. Nesta abordarei do básico ao avançado.

    Este Guia só fala de televisores LCD, os valores das especificações aqui NÃO servem para PLASMA, LED TV (LED LCD) e nem OLED.

    Vamos ver alguns detalhes importantes para sua compra, sugiro também que leia o post Escolhendo sua TV.

Tempo de Resposta e Frequência
    É o tempo que a sua TV leva para atualizar toda a imagem na tela, é medido em milisegundos (ms). Compre telas com menos de 8 ms de resposta, pois tempo igual a 8 ou superior prejudica na visualização de imagens muito rápidas, como num filme de corrida de carros, você poderá ver um fantasma nas cenas de corrida. Hoje já encontramos tvs trabalhando a 2 ms.

    A frequência com que a tela é atualizada se mede em Hz (Hertz), geralmente os televisores trabalham a 60 Hz. Alguns televisores mais modernos chegam com taxas de 120 Hz e enfatizam isso em suas propagandas, isso na prática reduz o tempo de resposta do aparelho, geralmente estes aparelhos apresentam 2 ms como tempo de resposta.


Definição
    Hoje temos a venda apenas TVs de alta definição com resoluções de 720p (1366x768 pixeis) ou 1080p (1920 x 1080 pixeis ou Full HD). Eu me contento com 720p, isso porque para se utilizar 100% da capacidade de uma Full HD é preciso um aparelho Blu-Ray (a evolução dos DVDs) que custa 400 reais mais um filme Blue-Ray que custa outros 50 reais,  a nossa TV Digital transmiti no máximo em 1080i que é inferior a 1080p em alguns poucos programas. Veja os programas transmitidos em HD na sessão Emissoras.

    Para TVs de 32 polegadas ou menores não será notada diferença numa se a tela é de 720p ou 1080p, leia mais em Escolhendo sua TV.


Tipo de Tela e Ângulo de Visão
    A tecnologia LCD possui várias variações. As que nos interessam são as telas TFT-LCD (Matriz Ativa) IPS (In-plane switching) e TN (Twisted nematic). As telas TN são usadas, geralmente, em TVs LCD inferior a 32 polegadas e nas de 32 polegadas baratas, estas são inferiores. Ao comprar escolha telas IPS, veja mais em Wikipedia TFT LCD (inglês).

    Na prática o que isso influência? As telas TN apresentam escurecimento da imagem conforme o ângulo entre você e a televisão, ou seja, você verá bem a imagem apenas se estiver de frente para televisão com ela a na altura dos olhos se você estiver mais pro lado a imagem vai ficando mais escura. Já na tela IPS a imagem se mantém clara dentro do ângulo de visão do televisor.

    Mas muitos fabricantes não informam esse detalhe técnico então, vá a uma loja e verifique se a tela escurece ao você mudar sua posição em relação a TV. Ao ficar de lado da tv e a tela se manter clara é um indicativo de tela IPS.

    O ângulo de visão geralmente é de 170º / 170º, lembrando que o máximo é 180º que equivale a você estar do lado da TV e não enxergar nada mesmo, passando de 180º você está atrás da tv.


Contraste
    Contraste é a diferença entre o branco e o preto, quanto maior o contraste, melhor. Geralmente o contraste usado pelas fabricantes é o dinâmico geralmente na casa dos 30.000:1 abaixo disso é comprar um produto um pouco defasado nesse quesito, pois já há tvs com 50.000:1.


Som
    Neste quisto, potência de som (volume da tv) geralmente encontrada é de 20W RMS ou 10Wx10W RMS para televisores a partir de 32 polegadas, inclusive. Um diferencial serão as tvs que possuírem sistema que melhoram a qualidade sonora como o SoundRound que melhora o envolvimento sonoro do ambiente, pode ter outros nomes, mas a função é a mesma e equalizadores.


Brilho
    O padrão do mercado e recomendado por mim é 500 cd/m2. Este recurso deixa a tela mais clara (brilho) e você pode regular sua intensidade. O mínimo aceitável é 300 cd/m2.


Conexões
    Aqui vale "Quanto mais, melhor!". Procure por conexões HDMI, elas são as melhores e é o padrão para alta definição, tenha 2, ao menos, uma para o aparelho Blue-Ray outra para algum conversor de tv digital aberta ou Via Embratel HD / Net HD. Conexões vídeo composto e vídeo componente também são importantes para continuar a usar aparelhos mais antigos.


Conversor embutido
    A partir do início de 2010, os televisores maiores que 32 polegadas fabricados na Zona Franca de Manaus já vem com conversor embutido obrigatoriamente, mas lembre, que os estoques da lojas podem ainda ter modelos antigos, verifique se o que você quer já possui conversor integrado. Já em 2011 a obrigatoriedade do conversor embutido para todas as tvs fabricadas na Zona Franca de Manaus.

    Acho mais que necessário um conversor embutido isso porquê não há no mercado conversor decente, quando não pecam na qualidade do produto cobram preços absurdos. Se a tv custar até 400 reais a mais por ter um conversor HD (Alta definição) embutido ainda sim vale a pena já que um conversor vendido separadamente mais barato no momento está custando 300 reais.

    Até o momento só algumas TVs LG são compatíveis com interatividade. Esta são capazes de mostrar informações adicionais enviados juntos com a programação da emissora que pode ser desde mini-sites a serviços governamentais. Atente-se que existem dois perfis de interatividade. Aparelhos compatíveis com Ginga/Interatividade terão o símbolo DTVi.


Gravação da Programação
   Alguns televisores mais sofisticados tem a função PVR que funciona como um vídeo cassete, mas no lugar da fita VHS tem um HDD, esta função é muito útil para mim. Atente-se na hora da compra em saber se o televisor já vem com um HD interno ou se utiliza de dispositivos externos que você terá de comprar além para utilizar essa função. Alguns modelos são capazes de gravar um canal enquanto você assisti outro. Resumindo, serve para gravar a novela das 20h. rs


Reprodução de Arquivos Multimédia
    Já a função de ler arquivos de filme DivX e/ou XVid é muito boa para quem baixa séries na internet, para mim também é uma mão na roda, já que assisto muitos animes que baixo. Algumas televisões aceitam também outros formatos de arquivos como os de foto e música.



Por que a imagem da minha TV por Assinatura fica ruim na TV LCD?
    Meu tio comprou uma TV LCD maior e melhor, mas reclamou da imagem, dizendo que na de 32 polegadas fica melhor que na de 42 polegadas. A explicação é simples, mas ele não entendeu direito, vamos ver se consigo me fazer claro para vocês.

    A imagem dos canais de tv por assinatura são digitais, mas não alta definição (entenda a diferença lendo Diferença entre TV Digital e HDTV ) possuem sim, ótima qualidade de imagem, mas para uma tv de tubo, essas tvs grandes e pesadas, não sendo aconselhadas para tvs LCD, pois não possuem qualidade suficiente para ser exibidas nestas telas.

    O que acontece então: a imagem da tv por assinatura vem a uma resolução de 480p (equivale a qualidade do DVD), hoje qualquer tv LCD tem resolução 720p ou 1080p superiores e muito a do DVD, então para se exibir essa imagem na TV LCD é necessário estica-la e com isso você perde a nitidez da imagem, você notara que os contornos ficam levemente esfumaçados.

    Agora, por que então que a nova tv do meu tio, a imagem ficou um pouco pior? Simples, ela era Full HD enquanto que a antiga era 720p, sendo assim a imagem precisa ser ainda mais esticada para ser exibida na tela.

    Mas a imagem da tv por assinatura não fica horrível a ponto de não se querer assistir tv na LCD, ela só fica um pouco menos nítida. Claro, óbvio e evidente que uma imagem HD fica melhor, mais nítido na tv LCD. Existem a venda pacotes HD, mas vale ressaltar que é mínima a quantidades de canais HD nesses pacotes e que a maioria dos canais não é alta definição.


Posso assistir os canais analógicos nas TVs LCD?

    Claro que pode, as TVs LCDs suportam o canais analógicos sim, não só eles, como seu aparelho de DVD, vídeo game e tudo mais que sua antiga televisão de tubo lhe permitia assistir. Mas só para lembrar que o máximo potencial na qualidade de imagem da sua tv só será conseguida com vídeos em alta definição, certo?

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Excelente artigo!

Postar um comentário

Não esqueça de se identificar no comentário.