Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Adicionar aos Favoritos
Sobre Contato



Emissoras de 22 cidades brasileiras ganham canais de TV Digital

6.4.10
    Em pouco mais de dois anos, tecnologia já chegou a 21 capitais e nove cidades-pólo espalhadas pelo país

Matéria copiada na integra do site do Ministério das Comunicações

Brasília – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou, na manhã desta segunda-feira, 29 de março, consignações de canais digitais para 23 emissoras de 22 cidades brasileiras. A cerimônia aconteceu no auditório do Ministério das Comunicações, em Brasília. A partir da assinatura de consignação, cada emissora terá 18 meses para entrar em funcionamento, podendo antecipar esse prazo.

“Tenho o prazer e a satisfação de dizer que o nosso projeto de TV Digital cumpriu todos os seus principais objetivos”, disse Hélio Costa. O Ministério das Comunicações já consignou 181 canais digitais para emissoras de todo o Brasil. Desse total, 67 emissoras já estão transmitindo em caráter definitivo.

Durante o evento, o ministro das Comunicações destacou que o cronograma de implantação da TV Digital está adiantado cerca de dois anos. Desde a sua implantação, em dezembro de 2007, a tecnologia já chegou a 31 cidades, sendo 21 capitais e nove cidades pólo: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Santos (SP) Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Sorocaba (SP), Belém (PA), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC), Aracaju (SE), Londrina (PR), São Luís (MA), Araraquara (SP), Varginha (MG) e Natal (RN).

Hélio Costa ressaltou que o padrão de TV Digital nipo-brasileiro representa um avanço ao trazer ao telespectador uma qualidade superior de áudio e vídeo, além de possibilidades como a recepção do sinal em aparelhos celulares sem cobrança para os usuários.

Outra vantagem do padrão é a interatividade. Com esse recurso, as emissoras poderão colocar à disposição do telespectador, por exemplo, informações adicionais sobre a programação ou sobre produtos exibidos na tela.

“Não estamos pensando na TV Digital apenas para promover a venda eletrônica por meio da televisão. Não é isso o que pretendemos para a interatividade da TV Digital no Brasil. Queremos fazer educação à distância, segurança pública, telemedicina. É o uso da interatividade para o serviço público”, esclarece o ministro das Comunicações.

Ele lembrou que o sistema de TV Digital já despertou o interesse de países vizinhos, como Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Equador, que já adotaram oficialmente o padrão.

Recentemente, em 15 de março, Hélio Costa visitou a Costa Rica, onde assinou protocolo de intenções com o governo do presidente Oscar Arias Sanchez para a transferência de tecnologia visando a implantação da TV Digital no país da América Central.

A idéia é construir, em conjunto com as nações vizinhas, um padrão de TV Digital comum para a região, o que aumentaria a escala de produção e possibilitaria a redução dos preços finais dos equipamentos para o consumidor.

Veja abaixo a lista completa das 23 emissoras que receberam canais digitais nesta segunda-feira:

Amazônia Cabo Ltda., Porto Velho (RO)

TV Allamanda, Porto Velho (RO)
Rede Mineira de Rádio e Televisão Ltda., Uberlândia (MG)

Televisão Cultura de Maringá Ltda., Maringá (PR)

Rádio e Televisão Taubaté Ltda., Taubaté (SP)

TV Pajuçara Ltda., Maceió (AL)

Rádio e Televisão CV Ltda., Brasília (DF)

Rádio TV do Amazonas Ltda., Macapá (AP)

Rádio TV do Amazonas Ltda., Rio Branco (AC)

Empresa Pioneira de Televisão S/A, São Carlos (SP)

Fundação José de Paiva Neto, São José dos Campos (SP)

Televisão Tibagi Ltda., Apucarana (PR)

Rádio e TV do Amazonas Ltda., Porto Velho (RO)

TV Cataratas Ltda., Foz do Iguaçu (PR)

Rádio TV do Amazonas Ltda., Boa Vista (RR)

Pantanal Som e Imagem Ltda. Cuiabá (MT)

TV Juiz de Fora Ltda., Juiz de Fora (MG)

EBC- Empresa Brasil de Comunicação S/A, Belo Horizonte (MG)

EBC- Empresa Brasil de Comunicação S/A, Porto Alegre (RS)

EBC- Empresa Brasil de Comunicação S/A, Curitiba (PR)

EBC- Empresa Brasil de Comunicação S/A, Florianópolis (SC)

EBC- Empresa Brasil de Comunicação S/A, São Paulo (SP)


Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
55 61 3311.6607
imprensa@mc.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Não esqueça de se identificar no comentário.